quarta-feira, 21 de março de 2012

60 mil foliões “Troikaram” a Crise pelo Carnaval de Loulé 2012


Durante três dias Loulé parou para ver o mais antigo desfile carnavalesco do país. Este ano, e apesar de toda a polémica em volta da tolerância de ponto (ou ausência dela), o Carnaval de Loulé recebeu mais de 60 mil visitantes, número não muito distante do que tem acontecido nos últimos anos e para o qual contribuíram em muito os turistas estrangeiros, sobretudo ingleses e espanhóis e as boas condições meteorológicas.

Com o mote “Troika a Crise pelo Carnaval de Loulé” e com algumas novidades, o corso contou com 15 carros alegóricos tripulados pelas associações e clubes do concelho que incutiram no desfile uma maior interatividade com os espetadores.
Num período difícil para os portugueses, a sátira político-social inspirou a decoração dos carros e os mais mediáticos casos trouxeram a Loulé figuras como Angela Merkel ou Nicolas Sarkozy, os homens fortes do governo socialista de Sócrates, o atual líder da oposição, António José Seguro, o líder madeirense, Alberto João Jardim e naturalmente o grande protagonista da festa, o primeiro-ministro Pedro Passos Coelho. De fora não podia ficar também uma alusão às reformas do Presidente da República, com uma imagem de Cavaco Silva a pedir uma “esmola para a reforma”.
A “Troika”, satirizada neste corso através da imagem de um homem robusto, sentado num cadeirão, com claros sinais de riqueza exterior, rodeado de euros e barros de ouro, fez-se acompanhar pelo pedinte “Zé Povinho”, figura emblemática do Carnaval louletano.
E o futebol, grande paixão do povo português, fez-se representar no corso através de um carro sobre a participação portuguesa no Campeonato Europeu de Futebol 2012. Nesta paródia carnavalesca, numa alusão aos Descobrimentos, o selecionador/navegador Paulo Bento, Cristiano Ronaldo e os dois defesas que protagonizaram o mediático diferendo com o selecionador, Ricardo Carvalho e Bosingwa, foram os tripulantes.
Os mais pequenos também não foram esquecidos e as crianças do público foram convidadas a subir ao carro do palhaço.
As já tradicionais bailarinas brasileiras com corpos pintados e samba no pé, os cabeçudos, gigantones e as animadas escolas de samba e fanfarras deram cor, alegria e ritmo ao corso.
O Carnaval de Loulé 2012 reafirmou a importância enquanto evento âncora para o turismo algarvio, nomeadamente durante a época baixa.
Refira-se que mais uma vez as receitas do Carnaval terão como destino as associações do concelho. Assim, 50% das receitas irão reverter a favor da Fundação António Aleixo, uma instituição particular de solidariedade social com uma área de atuação alargada, sobretudo na área do apoio à primeira infância. Esta foi uma das associações tripulantes dos carros que fizeram parte do desfile.
Os restantes 50% das receitas serão atribuídas a todas as outras associações e clubes que participaram no corso – Associação de Pais e Amigos da Ginástica de Loulé (APAGL), Juventude Sport Campinense, Associação de Emigrantes Romenos e Moldavos do Algarve (Doina), Grupo Motard Golfinhos da Estrada, Projeto Asas para Amanhã, Casa da Primeira Infância – Projeto ECOS, Louletano Desportos Clube, Grupo Amigos de Loulé, Ginástica Clube de Loulé Clube de Ténis de Loulé, TUALLE – Tuna Universitária Afonsina de Loulé, Associação Amigos do Alentejo, UNIIR – Associação dos Doentes Mentais, Famílias e Amigos do Algarve e Grupo Desportivo das Barreiras Brancas.

Sem comentários:

Enviar um comentário