terça-feira, 20 de março de 2012

Carnaval de Loulé 2011


Imagens exclusivas JMD Series já disponíveis

Apesar das más condições meteorológicas, o Carnaval de Loulé 2011 correspondeu às expectativas da organização: 64 mil pessoas marcaram presença na Avenida José da Costa Mealha, nos três dias de corso.
O tema “…E Nós por Cá…” era apelativo e a tão conhecida sátira do mais antigo Carnaval do país motivo para escolha de muitos turistas que optaram por passar estas mini-férias no Algarve.
O desfile na Avenida voltou a ser marcado pela cor, ritmo e alegria. Os carros alegóricos trouxeram temas actuais do quotidiano dos portugueses, tão bem representados neste desfile pela figura do Zé Povinho. Das SCUTS na Via do Infante, ao TGV, passando pela polémica dos submarinos ou os casos mais mediáticos da justiça portuguesa, e até pelas matérias internacionais como a expulsão da comunidade cigana de França pelo Chefe de Estado Nicolas Sarkozy, ou a candidatura ibérica ao Mundial de Futebol, os 14 carros alegóricos destacaram-se mais uma vez pela qualidade artística.
Os grupos de samba trouxeram um cheirinho a Brasil neste desfile bem português e as bailarinas com corpos pintados voltaram a encantar o público. Gigantones, cabeçudos e grupos de animação, em constante interacção com o público, contribuíram, mais uma vez, para o destaque do corso louletano que, passados 105 anos desde a sua criação, continua a ser considerado o mais importante do sul de Portugal.
Com o objectivo de aproximar a festa de Carnaval dos louletanos, a Câmara de Loulé promoveu pelo segundo ano consecutivo o Concurso de Grupos de Carnaval. Seis grupos desfilaram na Avenida e contribuíram para a animação do corso com a alegria contagiante dos seus elementos.
A Fundação António Aleixo, que este ano apresentou como tema “Os Cravos do 25 de Abril”, voltou a destacar-se, arrecadando os prémios de Melhor Grupo (viagem a uma capital europeia) e de Melhor Coreografia (um passeio de barco pela costa algarvia).
A DOINA – Associação de Imigrantes Romenos e Moldavos no Algarve participou neste desfile inspirando-se no glamour do “Cabaret”. A confecção dos fatos dos elementos participantes foi distinguida com o prémio de Melhor Traje (safari de buggies pela serra algarvia).
Já o projecto ECOS – uma iniciativa promovida pela Casa da Primeira Infância junto das crianças e jovens do Bairro Municipal – conquistaram o Prémio de Melhor Interacção com o Público (um passeio de barco pela costa algarvia). Os integrantes deste grupo trouxeram ao desfile o tema da Idade Média.
Participaram ainda neste desfile a secção de ginástica do Louletano Desportos Clube, a Associação de Pais e Amigos da Ginástica de Loulé e um grupo de amigos que se juntou para participar nesta iniciativa. Todos estes grupos receberam como prémio de participação um jantar.

Sem comentários:

Enviar um comentário