segunda-feira, 12 de março de 2012


O “Carnaval Civilizado” de Loulé

Diz-se que o "Carnaval Civilizado" de Loulé data de 1906 e teve como principal mentor José da Costa Guerreiro.
 José da Costa Guerreiro
No início do século XX, esta ilustre figura da cultura louletana rumou a Anvers, na França, para efetuar um estágio de línguas e negócios.

Durante os cerca de dois anos que esteve no estrangeiro, toma contato com as tradições e os hábitos de uma nova Europa e assiste, fascinado, à "Belle Époque", enquanto Portugal vive escondido no canto da Península Ibérica.

Após regressar à sua terra natal e "contagiado" pelos festejos que tivera a oportunidade de presenciar além-fronteiras, José da Costa Guerreiro transmitiu o que tinha visto por terras de França e os louletanos rapidamente se entusiasmaram com a ideia e, em 1906, Loulé e os algarvios assistiam ao primeiro corso carnavalesco.

1906 - O primeiro Carnaval de Loulé saldou-se num êxito.

A preparação do corso começou alguns meses antes da data dos festejos, com a eleição de diversas personalidades para integrar uma comissão promotora da qual faziam parte, para além do próprio José da Costa Guerreiro, Ventura Sousa Barbosa, António Carrapiço, Segurado Silva e outros.

O evento foi crescendo de popularidade, fama e interesse, até que no ano de 1977 a sua realização passou a ser profissionalizada.

A organização passou para a responsabilidade da Câmara Municipal que, reeditando a tradição, lhe foi introduzindo, ao longo dos anos, diversos melhoramentos, nomeadamente a temática dos corsos e a construção dos carros alegóricos de grandes dimensões.



A contratação de grupos de foliões, artistas e convidados e a implementação dos "Bailes da Comissão", foram outras evoluções implementadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário