terça-feira, 20 de março de 2012

“A Crise” no Carnaval de Loulé 2010

Todas as fotos exclusivas JMD Series já estão disponíveis aqui.
Depois de grandes estrelas da televisão e do mundo artístico terem já desfilado na Avenida José da Costa Mealha em anos anteriores, em 2010 o centro das atenções é “A Crise”, artista de renome internacional que está a dar muito que falar por esse mundo fora.

Naquele que foi “o cachet mais elevado de toda a história do Carnaval de Loulé”, “A Crise” que está a afectar o país surge aqui ao jeito de sátira ao actual panorama económico internacional, mas sobretudo português.
Esta convidada desfilou entre os 15 carros alegóricos cuja decoração remete para o tema escolhido para esta edição - “No Mundo do Espectáculo”. O Fado, o Samba, o Ilusionismo e outras vertentes do espectáculo estão retratados nestes carros onde a criatividade é uma imagem de marca.
Cabeçudos, gigantones, escolas de samba, grupos de animação trazem a alegria, cor e ritmo à artéria principal da cidade, nos dias 14, 15 e 16, num corso marcado pelo humor e pela sátira social e política.
Mas este ano a Câmara Municipal de Loulé pretende reviver o passado em que a festa era feita sobretudo graças à participação da comunidade, que se reunia para criar os carros e trajes dos tripulantes, numa manifestação de orgulho pela sua festa, num período anterior à profissionalização do Carnaval. Nesse sentido, algumas associações desportivas, culturais e sociais do concelho formam grupos de animação que confeccionaram os seus fatos carnavalescos e ensaiaram coreografias e animações que servem de base à sua participação no corso.
Ao mesmo tempo, é feito um apelo aos residentes na Avenida para que participem, colorindo e decorando as suas varandas com motivos alusivos ao Carnaval e ao tema deste ano.
Refira-se que, para além de ser uma das mais enraizadas tradições louletanas, ao longo dos tempos o Carnaval de Loulé tornou-se no maior cartaz turístico da região durante a época baixa e um período do ano importante para a dinamização comercial da cidade.
A animação na cidade começou logo na sexta-feira, 12 de Fevereiro, pelas 22h00, com um Arraial de Carnaval organizado pelos estudantes do INUAF e que teve lugar na Cerca do Convento. O grupo Axé Baía animou a festa com o ritmo da música brasileira.
No sábado, 13, no Largo do Monumento Eng.º Duarte Pacheco, o Motoclube de Loulé organizou o 19.º Encontro Motard Cidade de Loulé, um evento que marca também o programa de animação de Carnaval.
À tarde, a partir das 15h00, a Avenida José da Costa Mealha recebeu um mini-corso, naquela que é mais uma edição do Carnaval Infantil. As escolas do 1.º ciclo e jardins-de-infância do concelho participam nesta festa e as crianças têm a oportunidade de desfilar com os fatos criados para o propósito e inspirados nas mais diversas temáticas. Ao longo da tarde, os mais novos puderam ainda assistir ainda a um espectáculo infantil e brincar nos insufláveis.
Essa tarde foi também de folia para os idosos, já que a Divisão de Acção Social, Saúde e Família da Câmara de Loulé organizou um Baile de Carnaval Sénior, no Salão de Festas de Loulé, às 16h00, integrado no Projecto “Bem Me Quer”, com vista a promover o convívio entre a população desta faixa etária.
A partir das 22h00, o Convento de Santo António recebeu a Festa de Carnaval dedicada aos “Ícones do Cinema”. Este foi o mote para uma noite animada por DJ, em que quem ali foi teve de se mascarar de acordo com a temática, encarnando personagens que marcaram a história da Sétima Arte.
O Domingo Gordo começou com o Grande Prémio Carnaval de Atletismo Loulé Concelho, na Avenida José da Costa Mealha, a partir das 10h00. Esta prova destinou-se a vários escalões - Benjamins, Infantis, Iniciados, Juvenis, Juniores, Seniores e Veteranos.
Á tarde, arrancou o desfile do corso, voltando à Avenida na segunda-feira (dia 15) e na terça-feira (dia 16).
No dia 15, véspera de Carnaval, a partir das 22h00, o Palácio do Nera, na Zona Industrial de Loulé, engalanou-se para receber os foliões num Baile de Gala dedicado ao Cinema. A “Arte & Música Big Band com Quarteto de Cordas” e “Revolution” foram os artistas convidados.
Neste programa de animação de Carnaval há ainda a referir mais duas iniciativas: a 7.ª Prova Internacional de Velocidade em Patinagem, dia 16, às 10h00, na Avenida José da Costa Mealha, e a 36.ª Semana Internacional de Vela, ao largo da costa de Quarteira e Vilamoura, nos dias 13, 14 e 15 de Fevereiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário